O que é doença periodontal?

Gengivite:

É a doença periodontal que se limita à gengiva, a qual inflama devido à presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. É de fácil tratamento.Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e uso do fio/ fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam os dentes ainda não foram atingidos.Os principais sinais são o sangramento após escovação ou uso do fio/fita dental e a gengiva levemente inchada e avermelhada.

Se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.

Periodontite:

É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção. A gengiva “descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio/fita dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde oral.

A causa:
A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença, como o fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

por Dra. Mariana Fonseca

Especialista em Periodontia

Artigos mais lidos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp